quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tipos de Quimioterapia (suas finalidades)

Olá, pessoal.

Hoje o post é pra quem está entrando nesse universo paralelo.


Pausa: esse blog é um blog pessoal, não sou especialista, como já disse. O que posto aqui é tudo o que eu pesquiso. É só uma ajudinha pra nos encontrarmos nesse universo paralelo, ok? Não deixem, jamais, de pedir ajuda à especialistas de verdade. Principalmente não deixem de me corrigir nos meus erros. Despausa.

Vamos falar sobre a quimioterapia hoje. Começando pelos tipos.

• Curativa - quando é usada com o objetivo de se conseguir o controle completo do tumor, como nos casos de doença de Hodgkin, leucemias agudas, carcinomas de testículo, coriocarcinoma gestacional e outros tumores.
• Adjuvante - quando se segue à cirurgia curativa, tendo o objetivo de esterilizar células residuais locais ou circulantes, diminuindo a incidência de metástases à distância. Exemplo: quimioterapia adjuvante aplicada em caso de câncer de mama operado em estádio II.
• Neoadjuvante ou prévia - quando indicada para se obter a redução parcial do tumor, visando a permitir uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia. Exemplo: quimioterapia pré-operatória aplicada em caso de sarcomas de partes moles e ósseos.
• Paliativa - não tem finalidade curativa. Usada com a finalidade de melhorar a qualidade da sobrevida do paciente. É o caso da quimioterapia indicada para carcinoma indiferenciado de células pequenas do pulmão.
Fonte: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=101


Nenhum comentário:

Postar um comentário