quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Efeitos colaterais da quimioterapia

Agora, vamos falar sobre os efeitos colaterais da quimioterapia.

Pausa: esse blog é um blog pessoal, não sou especialista, como já disse. O que posto aqui é tudo o que eu pesquiso. É só uma ajudinha pra nos encontrarmos nesse universo paralelo, ok? Não deixem, jamais, de pedir ajuda à especialistas de verdade. Principalmente não deixem de me corrigir nos meus erros. Despausa.

Pesquisando no site: http://centrodeoncologia.com verifiquei que os efeitos comuns da quimioterapia são:

- Fadiga: o paciente se sente cansado quase o tempo todo
- Feridas na boca e na garganta: de 5 a 14 dias após o inicio do tratamento, as feridas na boca e garganta começam a aparecer. A quimioterapia danifica as células que protegem essas regiões, causando a mucosite. A falta de higiene bucal e uma alimentação ruim nessa fase pode piorar as feridas. Elas desaparecem por completo no final do tratamento.
- Diarreia: é preciso avaliar se o paciente não pode criar um quadro de desidratação ou algum outro problema. a quimioterapia faz o corpo eliminar substâncias liquidas e moles do corpo, causando a diarreia.
- Vômitos e enjoos: creio que seja o efeito colateral mais comum na quimioterapia, depois da queda de cabelos. Pode ser evitado com outros medicamentos.
- Constipação: além da diarreia, o paciente pode entrar em um quadro de prisão de ventre. É preciso que o paciente tenha uma boa alimentação, tome muito liquido e se possível, é preciso que faça alguns exercícios físicos para que a constipação seja evitada.
- Doenças sanguíneas

Tem também os efeitos do sistema nervoso. que são

- Formigamento
- Queimação
- Fraqueza ou dormência de mãos e pés
- Perda de equilíbrio e dificuldade para andar
- Agitação ou tremores
- Torcicolo
- Dor de cabeça
- Problemas visuais
- Dificuldade auditiva

Entre esses e outros efeitos da quimioterapia, que vocês podem 9e devem) conferir no site do Centro de Oncologia do Paraná (que já deixei o link lá em cima), está a queda de cabelo. Talvez seja o efeito colateral mais conhecido e comum. 
O cabelo volta a crescer entre 2 e 3 meses de tratamento, geralmente.

Não se esqueçam: Cada tratamento e cada pessoa sente de maneira diferente os efeitos colaterais. Dos efeitos colaterais que estão presentes no site do Centro de Oncologia do Paraná, e em outros inúmeros sites de centros de oncologia ou de apoio à pacientes com câncer, esses são os que sempre foram mais conhecidos por mim. Desta forma, julguei que sejam os mais comuns. Conversem com seus médicos e perguntem quantas vezes for preciso como lidar com isso, certo?

Beijão infinito à todos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário