quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A História de Gustavo

Olá, pessoal. Vou contar à vocês a história do Gustavo.

O Gustavo é uma criança de 8 aninhos, que há mais ou menos 4 meses foi diagnosticado com um tumor na região do pulmão.

Vou contar a história completa pra vocês, pois isso pode ajudar muita gente.

Tudo começou com o Gustavo sentindo dores na região e chorando enquanto dormia. Até aí, todos pensavam que era apenas um desconforto por conta de uma suposta gripe, ou um pulmãozinho cheio, nada demais (acontece com toda e qualquer criança). O Gustavo não admitia durante o dia estar sentindo dor, falava que estava tudo bem. Até que certo dia, ao passar de carro por uma lombada, pediu ao pai para passar devagar. Começou a andar mais lentamente, descer as escadas com cuidado (como se estivesse sentindo dor ao andar) e mostrar sinais de falta de ar enquanto dormia. Mas isso ainda indicava um pulmãozinho cheio, uma gripe, algo do tipo. Mas as noites mal dormidas foram só piorando e o Gustavo foi levado à um dos médicos da cidade, onde foi diagnosticado com uma possível pneumonia que teria causado àgua nos pulmões. Seu pulmão direito estava completamente coberto, escuro. Por não ter equipamento no hospital da cidade para fazer a retirada dessa água, ele foi levado para São Paulo logo no dia seguinte. Chegando à São Paulo, os exames foram refeitos, e nesses exames, descobriram um tumor em cima do pulmão direito dele. Determinaram que ele deveria ser transferido para algum hospital que fosse especializado em câncer e tumores infantis, porém, não estava definido que havia células cancerígenas neste tumor. Então, depois deste pseudo-diagnóstico, o Gustavo foi transferido para o Hospital Boldrini, em Campinas.

Pausa: O Gustavo, de tão saudável que sempre foi, vivendo longe de poluição (praticamente no alto de uma "montanha na cidade dele, interior de SP), com uma alimentação excelente, não tinha um plano de saúde, um convênio. O que até então, nunca foi necessário. Agora vocês podem perceber a sorte que ele teve de ter uma tia médica, e ajudar na entrada dele em um hospital público em SP (o caso era de extrema urgência, aguardar numa fila para atendimento seria inviável no momento, o Gustavo precisava de atendimento rápido), e a sorte de termos no Brasil um hospital como o Boldrini, que jajá conto mais sobre à vocês. Despausa.

Chegando lá ele já estava com seu quartinho, tudo reservado para atendê-lo da maneira mais maravilhosa possível.

Foi confirmada a suspeita de tumor, que até então poderia ser um emaranhado de veias, onde uma delas teria estourado, jogando para o tórax um monte de sangue. O Gustavo estava com apenas 50% da respiração, já que esse sangue apertava o lado direito do seu pulmão. O sangue foi retirado e analisado: Não havia células cancerígenas nele, mas sua cor indicava: era um tumor. Uma biópsia foi feita com um pedacinho daquele tumor, e mais uma vez, não havia células cancerígenas. Então foi decidido: RETIRAREMOS ESTE TUMOR. Só então descobriram que sim, no tumor havia células cancerígenas e uma maratona de quimioterapia e tratamento deveria ser iniciada. E foi.

O Gustavo deveria passar por 6 sessões de quimioterapia a cada 20 dias.

Como todos já sabem, a quimioterapia é um tratamento agressivo, que deixa a pessoa debilitada, com baixa imunidade, os cabelinhos caem. Com o Gustavo não foi diferente, porém, graças à Deus e à sua força, eu vejo ele sofrer em uma dimensão menor do que em muitos casos. Ele está carequinha agora, mas não deixa de ser lindo, muito pelo contrário (mulheres, nós sabemos que muitas adoram um carequinha hahaha, de olhos verdes, então hahahaha).

Bom, galerinha, por enquanto é só da história do Gustavo, contei o principal, mas com o tempo entrarei em detalhes sobre os sintomas, sobre a descoberta, sobre o tratamento e sobre como ele está reagindo, ok?

Como eu já disse, este blog surgiu de uma vontade minha de fazer algo para pessoas nesta situação. Seja mães ou crianças. VAMOS VENCER JUNTOS TUDO ISSO. Encarar cada descoberta, cada vômito, cada queda de cabelo, cada momento desagradável deste processo na luta contra o câncer como um obstáculo vencido contra esse bobão. Cada dia é um dia mais próximo da vitória. E FORÇA GALERA, essas crianças tem uma força que eles nem sabem, mas que empurra a nossa vida de uma forma inexplicável.
Além do mais, Deus está com nós, e ninguém mais pra saber até qual peso nossa cruz aguenta do que ele ;)

FORÇA \o/ 

Beijão, e boa sorte à todos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário